OMS lança guia para estimular a descoberta do câncer em fase inicial e reduzir dados alarmantes

No final de 2015 o número de óbitos por câncer no Brasil chegou a 223,4 mil por ano. A informação levantada pela Organização Mundial da Saúde fez parte de uma campanha para o Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro.

Junto de um guia com informações atualizadas sobre dados e fatores principais, o objetivo é estimular a descoberta da doença ainda em fase inicial e reverter a situação.

Para a Organização, um dos principais fatores que levam à descoberta e ao tratamento de tumores em fase avançada é o alto custo. Isso porque, nos países em desenvolvimento, a taxa de incidência da doença aumentou de forma mais rápida. Com base nisso, existe um apelo maior para estes países quanto à prática de tratamentos de baixo custo e impacto elevado.

Outra recomendação importante é para o aumento dos gastos públicos com os exames preventivos, incentivando a população a realizá-los com a frequência e antecedência necessárias, que levam a um tratamento mais rápido e eficaz, quando necessário.

 

Leia mais em: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,mortes-por-cancer-aumentaram-31-no-brasil-em-15-anos,70001652056?success=true