Paciente que superou câncer retorna ao hospital onde se curou, mas agora como médico

Hugo Martins de Oliveira foi de paciente com câncer a médico oncologista, curado, em alguns anos. Ele chegou criança ao hospital, livrou-se da doença e hoje trabalha no mesmo lugar em que foi curado, em Curitiba.

Todos os dias, ele passa pelos mesmos corredores que conheceu com 14 anos. Ele teve um linfoma, um tipo de câncer, e decidiu estudar para passar a vida como médico. Hoje, aos 30 anos, luta para ajudar no tratamento de outras crianças com a mesma doença que teve.

"Nasci para isso. Acabou que o tratamento, o momento em que passei aqui, foi uma abertura de olhos para eu poder saber da realidade e me apaixonar e lutar para que isso se tornasse realidade hoje", diz.

Quem salvou a vida dele, há 16 anos, agora orienta a carreira como médico. A médica Flora Watanabe, que assinou o laudo na época, diz ficar feliz porque a doença, em vez de deixar traumas, abriu caminhos.

O jovem oncologista comenta que consegue entender melhor os pacientes por já ter vivido algo parecido.

"Quando uma criança está passando por isso, eu consigo entender um pouco dessa carga que tem do lado do paciente, que são os medos, a insegurança, passar por mais um procedimento e, sabendo já como é o efeito colateral, como vai ser nos dias seguintes", explica.

Veja a reportagem completa em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/10/paciente-supera-cancer-e-retorna-ao-hospital-onde-se-curou-como-medico.html