Os perigos do excesso de sal: Mais do que a pressão, ele pode afetar o cérebro.

É de conhecimento popular que o excesso de sal traz prejuízos ao organismo humano, especialmente no que diz respeito ao aumento da pressão arterial. Mas agora, estudos têm mostrado as consequências do abuso de sal também nas funções cerebrais.

Uma pesquisa publicada na respeitada revista Nature, e liderada pelo Dr. Constantino Iadecola, da Weill Cornell Medicine, apontou sobre a possibilidade de doenças cerebrovasculares, AVC e problemas cognitivos terem seu desenvolvimento acelerado quando há excesso de sódio no organismo.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, cada pessoa deveria consumir no máximo 2,3 miligramas de sal ao dia, mas a média no Brasil é de 5 miligramas.

Com este abuso, o organismo acaba sofrendo as consequências, pois o sódio atinge as células endoteliais, que são absolutamente importantes para facilitar o fluxo sanguíneo, regular as plaquetas e atuarem no sistema imunológico.

Essa deficiência nas células, de acordo com os resultados da pesquisa, afetam o cérebro, que depende de um fluxo sanguíneo adequado para receber oxigênio e sangue e funcionar corretamente. 

Para alcançar este resultado, a equipe do Dr. Iadecola fez testes com ratos de laboratório, alimentando-os com 4 a 8% de sal na composição alimentar, correspondente a 16 vezes mais do que o normal.

A dieta foi mantida por 3 meses, mas logo nos primeiros dias as células endoteliais dos ratos começaram a apresentar problemas, afetando o fluxo sanguíneo enviado para o cérebro. Junto desta resposta, houve também queda da função cardiovascular e cognitiva e o aumento de processos inflamatórios.

Portanto, para quem estava relutante em reduzir o consumo de sal por conta da pressão, este é mais um motivo relevante para fazê-lo.

Mas é importante manter uma quantidade equilibrada, afinal o organismo necessidade de sódio, assim como de outros nutrientes para funcionar corretamente. O melhor a fazer é consultar seu médico para ser orientado sobre a quantidade ideal para o seu organismo em particular.