10 alimentos para fortalecer a sua imunidade.

As estações de temperaturas mais baixas se aproximam. Com a chegada do inverno, também começam também as reclamações de gripes e resfriados.

                Apesar de muitas pessoas culparem a mudança climática, o que realmente desencadeia essas doenças transmitidas por vírus, tão comuns nessa estação, são os ambientes fechados com muitas pessoas circulando, que concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias. Nesse momento, um sistema imunológico forte faz toda a diferença. Então o que fazer para melhorar as nossas resistências?

                Não existe milagre e nem algum alimento que, sozinho, forneça todos os nutrientes necessários para ficar mais forte. Praticar exercícios, manter as mãos sempre limpas, cultivar hábitos de higiene bucal e principalmente alimentar-se corretamente, são as melhores formas de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo.

                Não quer dar chance para os vírus e bactérias? Aposte em pratos de comida bem equilibrados, com muitas frutas e vegetais. A seguir, confira uma lista com quatro campeões da blindagem do sistema imunológico e entenda como esses alimentos podem ser grandes aliados do seu organismo:

Alho e Cebola: Excelentes para o sistema imunológico, o alho e a cebola contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.

Tomate: Rico em licopeno, o tomate é forte aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de canceres, removendo radicais livres do organismo.

Cenoura e Brócolis: Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

Laranja, manga, morango e pimentão: Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja, por exemplo, é ideal que seja consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.

Gengibre: O gengibre tem um papel essencial na defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e garantindo uma verdadeira ação bactericida, além de boas doses de vitamina C. Pode ser consumido diariamente adicionado em sucos naturais ou na forma de chás.

                Dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade das células brancas do sangue destruírem invasores, enfraquecendo o organismo. Por isso, aproveite as dicas acima para montar um cardápio delicioso e rico em vitaminas e fique preparado para combater todas as gripes e resfriados nesse inverno!