5 mudanças de hábito que podem reduzir o risco de câncer.

         Cigarro, alimentação inadequada, álcool, doenças sexualmente transmissíveis e exposição ao sol. Fatores de risco similares para todo mundo e que exigem a atenção de todos.

         De acordo com dados do Cancer Research UK, 15% dos casos de câncer no Reino Unido, por exemplo, são desencadeados por exposição a tabaco. Segundo a instituição, a ingestão de álcool representa uma parcela de 6% das mortes no mundo em 2012, sendo 13% delas por causa de câncer.

         No Brasil, a alimentação e a nutrição inadequadas são responsáveis por 20% dos casos de câncer, conforme dados levantados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer).

         Vírus e infecções transmitidos sexualmente apresentam potencial cancerígeno, assim como a exposição solar em excesso é o principal responsável pelos casos de câncer de pele.

         Assim, é muito importante que, ao longo da vida, os bons hábitos estejam presentes na sua rotina e evite ficar exposto aos fatores de risco. Use protetor solar, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e cereais e proteja-se durante as relações sexuais. Adotar esses hábitos não vai te garantir uma vida sem câncer, mas com certeza reduzirá as chances de ser afetado pela doença!