Exame de saliva para detectar câncer de próstata entra em fase de teste.


Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido (ICR), um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata em algum momento da vida.


Assim, um dos principais objetivos da medicina tem sido diminuir sua incidência entre indivíduos do gênero masculino. Um dos últimos testes desenvolvidos, que acaba de entrar em fase de testes no Reino Unido, trata-se de um exame de saliva. A partir da coleta do material, os cientistas do ICR analisarão mais de 150 marcadores de DNA e desta maneira, será possível analisar mais de 150 marcadores de DNA e encontrar quais os pacientes com maiores chances de desenvolver a doença. 
O novo exame já está sendo realizado em fase de testes em alguns hospitais do Reino Unido por clínicos gerais. O objetivo é reduzir a quantidade de casos da doença em homens que pertençam ao grupo de risco.


Até agora, a ciência sabe que o câncer de próstata está associado à hereditariedade (homens que têm pais e irmãos com a doença apresentam até duas vezes mais chances de desenvolver a efemeridade), além de marcar mais fortemente homens de idade mais avançada e com descendência africana e caribenha.