Alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Para ter uma vida longa e saudável é muito importante se alimentar de forma equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Uma boa alimentação auxilia na manutenção do peso ideal e a prevenir doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e outros problemas cardíacos. Conheça os alimentos que você deve incluir no seu dia a dia para te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Abacate: Apesar do alto teor calórico, o abacate é fonte de gorduras monossaturadas, vitaminas E e C, ácido fólico, fósforo, ferro e magnésio. Estes nutrientes funcionam como anti-inflamatórios e ajudam a prevenir infecções.

Castanha do Pará: Rica em vitaminas do complexo B, selênio, zinco, magnésio, gorduras monossaturadas e poli insaturadas, a castanha do Pará ajuda na prevenção do envelhecimento celular, auxilia na desintoxicação do organismo, melhora a imunidade e memória, além de manter o colesterol.

Frutas Vermelhas: As cores dos alimentos podem determinar algumas funções e nutrientes. Os alimentos de tonalidade avermelhada possuem propriedades anti-inflamatórias como vitamina C, vitamina do complexo B e zinco, que também são antioxidantes e melhoram as funções cerebrais.

Vegetais verde-escuros: Os vegetais mais escuros são ricos em vitaminas A, C e K, além de cálcio, ferro, fibras e magnésio.  Auxiliam no bom funcionamento do intestino, contribuem para o colesterol, além de prevenir anemia, osteoporose, e doenças cardiovasculares.

Grãos integrais: Fonte de vitaminas, minerais, ômega 3 e fibras, os grãos ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, e o controle da glicose e do colesterol.