Como diminuir o colesterol ruim?

Você deve estar se perguntando: “mas existe colesterol bom? ”. Pois é, existe o colesterol que faz bem para a saúde e traz benefícios para o nosso corpo e o colesterol ruim, que é originado geralmente de uma alimentação gorduras saturadas e hidrogenadas e a um estilo de vida sedentário.

Assim, a forma mais apropriada de eliminar esse colesterol ruim é através de simples mudanças nos hábitos do dia a dia:

  1. Exercícios regulares: os exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, são as melhores opções para diminuir o colesterol mau no sangue e, por isso, deve-se fazer no mínimo, 30 minutos, 3 vezes por semana, ou para se ter melhores resultados, fazer exercícios todos os dias. Veja quais os exercícios aeróbicos para fazer em casa.
     
  2. Aumente a ingestão de fibra: uma alimentação com alimentos ricos em fibra solúvel, como a farinha e os farelos de aveia, a cevada e as leguminosas, ajuda a absorver o excesso de colesterol no intestino e a eliminá-lo do corpo.
     
  3. Coma mais alho: o alho, além de reduzir os níveis de colesterol LDL, aumenta também os níveis de colesterol HDL, que é o colesterol bom. Um dente de alho por dia é, em geral, suficiente para ajudar a regular os níveis de colesterol.
     
  4. Beba chá preto: o chá preto tem na sua composição a teína, que é semelhante à cafeína e que, por isso, ajuda a combater as placas de gordura do organismo, assim, basta beber 3 xícaras por dia. Porém, gestantes e pessoas com restrição médica à cafeína, não devem consumir esse chá.