Entenda como a meditação contribui na cura de doenças físicas e mentais.

Como se não bastasse o sofrimento físico pelo qual passam os pacientes com câncer, ainda é preciso enfrentar uma dura batalha na frente emocional. Medo, ansiedade, estresse, insônia e depressão são algumas das dificuldades comuns enfrentadas.


Para reduzir esses sintomas, uma terapia que tem tido bons resultados é o mindfulness. Há relatos de melhora de variações de humor em 65% e de sono mais satisfatório em 80% das pessoas que fazem o treinamento. Aplicações da prática de mindfulness relacionadas ao câncer são estudadas há quase três décadas. 


Com origem no budismo, a prática cujo nome original é Smrti, em sânscrito, é conhecida no ocidente como Atenção Plena. O Mindfulness nada mais é do que um tipo de meditação que tem como objetivo a concentração e todo o foco da atenção no presente, seja em uma relação do corpo com outras pessoas ou coisas, seja uma relação consigo mesmo e seu interior. 


Além dos efeitos já apontados, alguns estudos, ainda iniciais, têm mostrado que a prática regular de mindfulness pode reequilibrar mecanismos de neuroinflamação, que estão associados a tratamentos mais eficazes e, inclusive, à prevenção do câncer.