Distúrbios do sono: dicas para dormir melhor

Durante o tratamento oncológico e comum os pacientes apresentarem insônia. A variabilidade de estágios de doença, tipos de câncer e todos os mitos que pessoas falam, muitas vezes não condizem com o tipo de tratamento em questão, atrapalham, pois, geram inverdades a respeito de efeitos colaterais e resultados na batalha contra a doença. Para combater os efeitos da insônia e ter uma noite bem dormida, com a recuperação necessária do corpo para o próximo dia, daremos algumas dicas para dormir melhor.

Existem vários distúrbios do sono - como insônia, apneia do sono, sonambulismo, pesadelos e terror noturno, além de condições relacionadas, como a depressão, ansiedade e estresse - que podem causar o sintoma, e demandam tratamento especializado. Mas, caso a sua dificuldade para dormir não seja ocasionada por outra condição de saúde, você pode se beneficiar das seguintes dicas para dormir melhor já esta noite:
 

  1. Ao pensar em um bom travesseiro, é importante sempre levar em conta a posição em que você dorme. Ao deitar-se de lado, é importante que ele seja mais alto, para que o pescoço fique alinhado com resto da coluna. Agora, se você deita de barriga para cima, o ideal é usar um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito acima.

     
  2. Tão essencial quanto o apoio para a cabeça é a base em que ficará o resto do corpo. Por isso mesmo o colchão é um item fundamental para um sono de qualidade. A regra principal é que ele seja confortável e que ao acordar você não sinta dores no corpo. E se com o tempo você começar a acordar com desconfortos, talvez já seja hora de trocar.

     
  3. Alimentação: Procure jantar até 3 horas antes de dormir, dando tempo para fazer a digestão, preparando o corpo para deitar e descansar completamente, se você jantar antes de dormir, seu aparelho digestivo vai trabalhar um media de 3 horas durante seu sono, podendo ter quebra do sono e evitar as melhores fases de sono profundo que fazem bem para saúde.

     
  4. Bebida: evite bebidas alcoólicas, o álcool pode causar euforia, deixando o sono mais leve e com interrupções. Procure beber um chá de ervas consideradas calmantes, como erva cidreira e camomila, evite o açúcar se possível.

     
  5. Reduza a ansiedade: quando a insônia bater por ansiedade, você pode usar algumas técnicas para reduzi-las. Experimente algo que você sabe que costuma relaxar. Atividades físicas podem gerar estímulos de bem-estar e cansaço físico e mental, proporcionando melhor sono, apenas cuide, pois, algumas pessoas que praticam atividades físicas intensas no período noturno ficar com metabolismo acelerado por um tempo e não conseguindo relaxar para dormir mais cedo. Outra atividade bem interessante e o ioga, mentalização, foco, equilíbrio podem ser muito benéficos para o sono para tudo que temos que enfrentar na nossa vida.