3 alimentos para fortalecer os ossos

O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e vitamina D é importante para evitar a osteoporose.
 

2 excelentes alimentos para fortalecer os ossos são a ameixa seca e o ovo. Estes alimentos são ricos em cálcio e vitamina D, essenciais para a manutenção de ossos fortes e saudáveis.
 

Além destes alimentos, há também os clássicos como leite, iogurte ou queijo, e ainda os vegetais folhosos verde-escuro e peixes como o salmão. Caruru: as folhas de caruru são muito ricas em cálcio e, por isso, são um alimento indispensável para manter a estrutura óssea forte, evitando casos de osteoporose e fraturas frequentes. Esta erva aromática, de sabor apimentado, pode ser adicionada em diferentes pratos como saladas, pratos típicos, panquecas, bolos e pães.
 

  1. Ameixa seca: Esta fruta, além de ser muito rica em cálcio possui substâncias químicas que impedem a reabsorção natural do osso, evitando a perda de densidade do osso. Para obter estes benefícios deve-se comer 5 ou 6 frutos, sendo uma opção ideal para a sobremesa ou no café da manhã.
     
  2. Ovo: o ovo é outra peça fundamental para manter os ossos saudáveis, pois contém vitamina D que ajuda o cálcio dos alimentos a ser utilizado e absorvido pelos ossos. Dessa forma, o recomendado é comer ovo, pelo menos, 3 vezes por semana, preferencialmente cozido ou frito em água, para evitar aumentar a quantidade de gordura e colesterol.
     
  3. Amêndoas: oleaginosas, como avelãs, amêndoas, nozes e castanhas em geral, colaboram para complementar a ingestão diária de cálcio e de outros minerais, como magnésio, selênio e zinco.
     

Além do consumo regular dos alimentos ricos em cálcio é importante praticar alguma atividade física, como caminhar, porque o exercício é fundamental para fortalecer os ossos e mantê-los saudáveis. Outra boa estratégia para fortalecer os ossos naturalmente, com a maior fonte de vitamina D que é o Sol, 30 minutos diariamente no horário do sol “bom”, antes das 9h e após 16h, evite o sol forte e nos horários com raios solares mais nocivos a pele, entre 9h e 16h.