Dicas para se adaptar às mudanças diante de um diagnóstico.

No período entre o diagnóstico do câncer e durante todo o tratamento, pode ser que você tenha uma série de adaptações para fazer e vivenciar.

É muito comum, durante o tratamento de um câncer, o paciente precisar parar de trabalhar por um período. Essa mudança pode influenciar em todos os aspectos da vida: financeiro, social, familiar, pessoal.

Isso requer uma grande adaptação de todos os envolvidos. Muitas vezes você pode diminuir o estresse em sua vida fazendo pequenas mudanças. A seguir relacionamos algumas dicas que poderão ajudá-lo:

• Evite conflitos entre suas atividades. Procure anotar todos seus compromissos e atividades em uma agenda, deixando tempo suficiente entre um compromisso e outro. Procure não agendar muitas atividades para o mesmo dia ou semana.

• Esteja ciente de seus limites. Se você não tem tempo, energia ou interesse, não há problema em recusar quando alguém solicita algo. E não se sinta culpado ao dizer não! Um diagnóstico de câncer é uma mudança de vida, portanto focar nas coisas mais importantes faz sentido. No trabalho, não seja voluntário para projetos que tornariam sua carga de trabalho incontrolável.

• Peça ajuda. Solicite ajuda aos familiares, amigos e colegas de trabalho. É provável que as pessoas ofereçam seu apoio, então pense em tarefas específicas para as quais você precisa de ajuda antecipadamente.

• Priorize suas tarefas. Faça uma lista do que você faz rotineiramente, como trabalho e tarefas domésticas. Classifique as coisas por importância, considerando o que você deve fazer e o que é mais importante para você. Se você não tiver tempo para fazer tudo, concentre-se nas tarefas e atividades do topo da lista.

• Divida as tarefas em etapas menores. Às vezes, grandes tarefas podem ser realizadas em etapas menores em vez de assumir tudo de uma vez. Esse processo pode tornar os problemas aparentemente complicados mais fáceis de serem gerenciados.

• Concentre seus esforços em coisas que você consegue controlar. Pessoas que conseguem ser mais flexíveis mantêm o nível de estresse baixo. Às vezes, o único aspecto de um problema que você pode controlar é como você reage a ele. Se isso ajudar, pense em como poupar sua energia para gastar em coisas mais importantes para você.

• Problemas financeiros. Não espere para procurar ajuda financeira. Contas atrasadas e dívidas podem rapidamente tornar-se um grande problema.