Chances de cura podem chegar a 90% se o câncer for detectado logo no começo

Há muito se sabe que, quando detectado ainda na fase inicial, as chances de cura do câncer chega até aos 90%. Nos casos mais avançados, as chances diminuem, mas as terapias atuais ajudam. De qualquer maneira é preciso manter a esperança, os cânceres mais curáveis são os de próstata e mama, justamente aqueles que mais costumam assustar os pacientes.

O corpo costuma dar alguns sinais, fadiga em excesso, perda de peso inexplicada, febre e dor de cabeça persistente. Embora seja importante ficar atento a estes sinais, também é fundamental manter uma rotina saudável de visitas ao seu médico e de realização de exames.
Os médicos costumam dizer que o tratamento do câncer é como um barco com três remos: equipe médica, paciente e família. Todos precisam remar juntos e dar o máximo de sí. Muitas vezes o mar pode estar muito agitado, mas o importante é saber que há um caminho a ser trilhado e será preciso viver cada momento.

Cabe ao paciente com câncer colaborar fazendo uma dieta saudável, exercícios físicos e seguindo as orientações médicas quanto ao tratamento. A família é importante porque é o apoio e o equilíbrio e a equipe médica dá o suporte para o tratamento.