Café em excesso aumenta o risco de pressão alta em pessoas predispostas

Se você é daqueles que não consegue começar o seu dia sem aquele café reforçado saiba que você está consumindo uma bebida que possui nutrientes importantes para o organismo e estimula o funcionamento equilibrado do metabolismo. Por outro lado, é preciso ficar atento. O consumo exagerado do café pode trazer algumas condições nada desejáveis.

Um estudo feito pela Universidade de São Paulo e publicado pela Revista Clinical Nutrition, aponta que consumir mais de três xícaras de café por dia aumenta em até quatro vezes o risco de ter pressão alta em pessoas predispostas. 

A pesquisa se baseou em dados de 533 pessoas entrevistadas pelo Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA) e constatou que não há indícios de anormalidade nos níveis de pressão arterial daqueles que consomem no máximo três xícaras de café por dia.

Segundo as mais recentes diretrizes e recomendações da Associação Americana do Coração, em indivíduos saudáveis tomar um pouco de café não aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas e não está associado a prejuízos à saúde no longo prazo. De uma forma ou de outra, vale se precaver.