Dúvidas sobre câncer?

É normal sentir dúvidas sobre o câncer e como a doença pode influenciar o seu dia a dia. Por isso, separamos cinco dúvidas sobre tratamentos, e o que pode ou não fazer quando se tem a doença. Confira:

Câncer é tudo igual?
Não. A palavra “câncer” caracteriza um conjunto de doenças que têm em comum a multiplicação exagerada de células malignas nos tecidos e órgãos do corpo. No entanto, o câncer que aparece em determinado órgão possui características diferentes de um câncer que aparece em outra região do corpo. O que influencia na escolha do tratamento.

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento contra o câncer?
Sim. Mas é indicado diminuir o consumo e analisar, junto ao seu médico, se há alguma contraindicação.

Praticar atividades físicas podem ajudar no tratamento? 
Sim. Algumas pesquisas apontam que a atividade física aliada ao tratamento médico pode ajudar na disposição do corpo e na qualidade de vida. Mas é indicado conversar com o seu médico para analisar os tipos de atividades  que podem ser praticadas. 

Todo mundo perde o cabelo durante a quimioterapia?
Depende muito do tipo de droga usada e a quantidade de medicamento que o paciente utiliza, pois determinados medicamentos não tem como efeito colateral a queda de cabelo. Mas lembre-se que é apenas temporário. 

Câncer maligno tem cura?
Todo câncer é maligno. A cura ou controle irá depender muito do local em que está o tumor e o estágio da doença. Por isso, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais chances de obter sucesso no tratamento.