Entenda o que é recidiva do câncer

A notícia de um diagnóstico de câncer não é fácil de ouvir. Surgem medos e dúvidas que só desaparecem após saber mais sobre o assunto ou quando a doença está totalmente curada. No entanto, as pessoas que já tiveram câncer podem apresentar chances maiores em ter que lidar com ele novamente. Esse reaparecimento do tumor é chamado de recidiva ou recorrência, e até os dias de hoje não há explicações concretas do real motivo que isso acontece. 

O tempo para acontecer a recidiva pode variar e isso exige do paciente um novo olhar ao tratamento e muita paciência, pois quando o câncer volta ao organismo, as células cancerígenas podem ter se tornando mais resistentes.  

Existem três tipos de recidivas. A primeira é a recidiva local, que é quando o câncer volta ao mesmo local onde surgiu o primeiro. Já o segundo é a recidiva regional, que é quando volta no linfonodo próximo da região afetada pela primeira vez. Por fim, tem a recidiva distante, que significa que o câncer voltou a outra parte do corpo, distante onde ocorreu a primeira. 
Se a recidiva for o seu caso, a equipe médica dará toda a orientação necessária sobre o procedimento. 

Fonte: WeCare