Doação de Sangue, saiba como é o procedimento

Durante o ano todo vemos campanhas sobre doação de sangue, mas você sabe quantas pessoas podem ser beneficiadas com apenas uma doação? Quais os processos da doação? E quem pode doar sangue? Se você deseja saber mais sobre o assunto, a gente te conta tudo aqui.

Com apenas uma doação até quatro pessoas podem ser beneficiadas, essa é uma ação totalmente voluntária, o doador não recebe nenhum valor para doar o sangue, porém há a gratificação em ajudar diferentes pessoas com um gesto tão simples.

O doador não é prejudicado, pois o sangue não irá fazer falta. Aproximadamente, em cada doação é coletado 450ml, essa quantidade é separada em três componentes:

  1. Glóbulos vermelhos: servem para tratar anemias;
  2. Plasma (parte líquida do sangue): serve para tratar hemorragias. Parte do plasma é encaminhado para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos;
  3. Plaquetas: servem para tratar ou evitar sangramentos, e em pessoas que fazem quimioterapia.

Cada paciente irá receber somente a quantidade que necessita, o restante pode ser utilizado para outra pessoa.

Além disso, cada componente possui uma data de vencimento para ser utilizada.

  1. Concentrado de Hemácias: 35 a 42 dias (temperatura de 2 a 6°C);
  2. Concentrado de Plaquetas: 5 dias (temperatura de 20 a 24°C);
  3. Plasma: 12 meses (temperatura inferior a -20°C);
  4. Crioprecipitado: 12 meses (temperatura inferior a -20°C).

As mulheres podem realizar a doação no período de 90 dias, sendo três doações por ano e os homens no período de 60 dias, com quatro doações por ano. Para poder doar sangue é preciso preencher alguns requisitos de saúde e hábitos saudáveis

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue é necessário seguir algumas orientações:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial;
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Como funciona a triagem?

Após estar apto para realizar a doação a triagem no centro de doação será da seguinte forma.

  1. Cadastro: é necessário realizar um cadastro no momento da doação, para isso será solicitado os seguintes documentos: documento expedido por órgão oficial com foto; comprovante de residência. Após a segunda doação será solicitado apenas as informações para atualização do cadastro.
  2. Pré-triagem: nesse procedimento será verificado algumas informações com o doador, como: peso, altura, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, hematócrito e/ ou hemoglobina.
  3. Entrevista clínica: nesse passo é realizado uma entrevista de forma confidencial e sigilosa. O entrevistador irá realizar um questionário e após, você irá assinar um Termo de Consentimento, que as informações prestadas são verídicas e sinceras, concordando com a coleta de sangue e que há entendimento das informações passadas.
  4. Coleta de sangue: na coleta de sangue será retirado 450ml, mais 45ml para realização de exames. Essa coleta adicional é obrigatória por lei.
  5. Lanche: após a doação, que demora entre 10 a 15 minutos, o doador recebe um lanche, com líquidos para repor o volume retirado, durante o dia é importante que o doador continue bebendo líquido.

Para mais informações acesse o site do Hemosc e faça a sua doação, um simples gesto pode ajudar muitas pessoas.