O poder da gratidão

Em diferentes momentos não damos o real valor das situações e pessoas, só vamos valorizar quando perdemos. Ou até mesmo, nos culpamos por certos acontecimentos. Que tal mudar essa rotina e começar a ver a vida de uma forma mais positiva?

Pesquisas apontam que ser grato melhora a qualidade de vida e as relações pessoais e profissionais. Mas, adicionar essas pequenas ações no dia a dia pode parecer uma tarefa difícil. 

Separamos algumas informações sobre o assunto, quais os benefícios de realizar a gratidão e dicas de como adicionar na rotina essas ações.

Benefícios da gratidão no dia a dia

  • Diminui o estresse: a sobrecarga do dia a dia pode ser reduzida com ações de gratidão.
  • Qualidade de vida: uma pessoa grata inspira esse sentimento em todos os pontos da vida, o bem-estar faz parte das atividades e as preocupações são deixadas de lado.
  • Qualidade do sono: quando você está feliz e se sente grato pelas suas conquistas, consegue descansar bem, influenciando diretamente na qualidade do sono.
  • Evita sentimentos pesados: os sentimentos de rancor, inveja, insegurança, não estão mais presentes na vida de quem pratica a gratidão regularmente.

Como praticar o sentimento de gratidão no dia a dia?

O sentimento de gratidão é um dos mais bonitos que existe, que tal começar praticar ele todos os dias? Separamos quatro dicas para você adicionar a gratidão na sua vida.

  1. Faça uma lista: retire um tempo do seu dia e liste todas as coisas pelas quais você é grato, por mais simples que for adicione na lista. Pode ser um dia de sol que fez quando você estava na praia; um café saboroso que você provou no dia; uma roupa nova que você comprou por um preço legal; sua família; amigos; casa; trabalho. Enfim, liste todos os acontecimentos do dia que você é grato.
  2. Elogie as pessoas: você já falou para aquele seu amigo que você achou o trabalho dele genial? Elogie e incentive o trabalho de seus amigos
  3. Diga obrigado: sempre que tiver a oportunidade, agradeça as pessoas pelas ações realizadas, isso irá fazer seu dia e o dia dela muito melhor.
  4. Veja o lado bom: mesmo em momentos difíceis ou em situações que a gente não esperava há um lado bom. Reflita com calma quais são os ensinamentos que você consegue tirar dessas situações.

Comece a praticar na sua vida essas pequenas ações que você verá a diferença!