Saúde e nutrição: tenha uma vida saudável

Neste mês é comemorado o dia da saúde e nutrição. O objetivo desta data é incentivar as pessoas a manterem bons hábitos alimentares, consumindo nutrientes, proteínas e realizando atividades físicas. Por isso, separamos algumas dicas de alimentação que aumentarão a sua qualidade de vida, perda de peso e aumento de massa muscular, confira:

Como é a sua alimentação durante a radioterapia?

Manter uma boa alimentação durante a radioterapia é essencial para o bom funcionamento do organismo. Até porque uma dieta equilibrada garante nutrientes e energia ao corpo ajudando a enfrentar os possíveis efeitos colaterais durante o tratamento. A regra é ingerir alimentos diversificados ao longo do dia e porções variadas! O prato ideal possui ⅛ em proteína animal, ⅛ em proteína vegetal, ½ em verduras e legumes e ¼ em carboidrato. 

Quer perder peso?

Se o seu objetivo é emagrecer, a primeira dica é se alimentar a cada três horas. Jejuns muito longos fazem o corpo queimar massa muscular e reter tecido gorduroso, o que pode dificultar a perda de peso. Além disso, varie o cardápio! Opte por frutas variadas ao longo do dia e alimentos que sejam ricos em fibras, como legumes, massas integrais e verduras. Evite refeições volumosas, frituras, bebidas alcoólicas, embutidos e produtos industrializados. 

Quer ganhar massa muscular?

Se o seu foco é ganhar massa muscular é necessário rever a alimentação e optar por refeições balanceadas. Coma a cada três horas e insira alimentos ricos em proteínas, pois são aliados no ganho de massa muscular e ajudam a reparar os músculos que sofreram lesões com os exercícios. Dentre os alimentos que possuem maior índice de proteínas, estão as claras de ovos, soja, frango, carne vermelha, entre outros! Além disso, escolha carboidratos, alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. 

Busque fazer uma refeição uma hora e meia antes do treino, com batatas, mandiocas e inhame. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando as nossas redes!