Entenda a síndrome de Down

Nesta semana, dia (21/3) é o Dia internacional da síndrome de Down. A data foi escolhida justamente por fazer alusão aos três cromossomos no par número 21, o que é comum em pessoas com síndrome de Down (SD). Como a data é destinada à conscientização, hoje vamos falar um pouco sobre essa condição, acompanhe:

A primeira coisa a se esclarecer sobre o assunto é que SD não é uma doença e sim uma condição cromossômica causada por mutação na divisão genética celular. As pessoas com SD possuem características semelhantes, como rosto arredondado, mãos pequenas e  olhos oblíquos. No entanto, o SD não impede que a pessoa estude, trabalhe e tenha um bom relacionamento com as pessoas. Quando criança, é essencial que pessoas com SD façam exames e tenham acompanhamento médico para evitar qualquer problema de saúde no futuro. 

Como qualquer ser humano, as crianças com síndrome de Down  possuem certas dificuldades, mas isso não as tornam diferentes das outras ou que tenham menos direitos e necessidades. Além disso, o ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades.

Saiba mais sobre o assunto, acessando a cartilha sobre Síndrome de Down elaborada pelo Ministério da Saúde: https://bit.ly/3a9Kb30