Aprenda a dominar as emoções

Você sabe lidar com emoções fortes? Em algum momento da vida temos que lidar com grandes emoções, seja elas relacionadas com a família, amigos ou até mesmo com a saúde. Mas a questão é: você está preparado (a) para isso?

O primeiro passo para tratar esse sentimento inesperado é entender o que sente. Os básicos são: ansiedade, raiva, tristeza e felicidade. Depois que você conseguiu identificar quais são, é preciso levar em consideração alguns aspectos para lidar com esse momento.

Respire. A respiração é capaz de controlar as nossas funções vitais, pode alterar indiretamente os nossos batimentos cardíacos, dentre a liberação de outras substâncias capazes de controlar o corpo. Preste atenção na sua respiração e faça uma inspiração mais profunda e pense em uma sensação de alívio.

Não reprima. Fale o que você está sentindo e não negue, dessa forma fica mais fácil trabalhar com ele. Mantenha a calma. Sim, realmente é bem difícil, mas se precisar, saia do local e pense em uma resposta eficaz ao invés de partir para o automático.

Use gestos e símbolos para pedir desculpas. Se não puder falar no momento, use gestos e até aperto de mãos. Com toda certeza a outra pessoa vai entender. Depois que você passou por tudo isso é hora de agir. Crie estratégias e converse. Compartilhe com alguém de sua confiança o que aconteceu.

Não crie barreiras e não se isole! Dívida com a sua família e pessoas que estão dentro do seu círculo de amizade os acontecimentos. Ainda mais quando se trata de um assunto relacionado à saúde, como o câncer. Pertinho daquelas pessoas especiais, tudo acaba sendo menos desafiador.