Tire as suas dúvidas sobre o câncer

É muito comum ter dúvidas sobre uma área que é totalmente desconhecida. Ainda mais quando a notícia se refere a sua saúde ou de uma pessoa que está bem próxima. Pensando no assunto, resolvemos esclarecer algumas dúvidas sobre o câncer. Confira o conteúdo completo sobre o assunto.

Pacientes oncológicos são mais suscetíveis ao coronavírus? 

Depende. Se o paciente estiver em tratamento de quimioterapia ou radioterapia ele estará mais suscetível à doença. Por essa razão, é recomendado que o paciente oncológico fique em casa.

Pacientes oncológicos devem se vacinar contra a gripe? 

Sim, mas com ressalvas. É necessário avaliar juntamente ao seu médico qual vacina poderá tomar, pois se estiver em tratamento existem algumas restrições.

O câncer é hereditário? 

De forma geral, não. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam as pessoas mais sensíveis ao câncer, além de alguns casos raros como retinoblastoma que é um tipo de câncer de olho que acomete crianças.

O câncer pode ser contagioso? 

De forma alguma. Até mesmos os cânceres formados por vírus não são contagiosos.

Atividades físicas ajudam no tratamento? 

Sim. Não só ajudam como também aumentam a disposição do corpo e qualidade de vida do paciente, mas pergunte ao seu médico oncologista ou radioncologista sobre restrições e os exercícios permitidos em alguns tratamentos.

Tire as suas dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários.