Novembro Azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

No Brasil os homens vivem menos do que as mulheres, e, mesmo assim, não possuem o hábito de frequentar o médico periodicamente. Hoje vamos apresentar alguns mitos e verdades a fim de disseminar informações importantes sobre o câncer de próstata.

"O câncer de próstata é uma doença de idoso"

Mito, mesmo que 75% dos casos no mundo ocorram em homens a partir dos 65 anos, ainda existem 25% dentro dessa porcentagem que acomete homens com menos de 65 anos.

"O câncer de próstata é uma doença hereditária"

Verdade, a presença de casos de câncer em familiares de primeiro grau aumenta o risco de desenvolver a doença.

"Existem exames hoje que eliminam a necessidade do toque retal"

Mito, o outro exame que existe hoje em dia para realizar exames preventivos é o PSA, mas às vezes o valor do PSa pode estar dentro dos níveis normais e já apresentar um nódulo maligno que pode ser detectado precocemente através do toque retal.

"O aumento da próstata é sinal de câncer"

Mito, à medida que o homem envelhece a sua próstata começa a aumentar. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e não está relacionada ao câncer de próstata. Além disso, pode apresentar aumento do PSA, e em alguns casos pode ser necessária uma biópsia para confirmar ou descartar o câncer de próstata.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vale lembrar que as informações contidas neste material não substituem a consulta médica. Procure sempre realizar uma avaliação com um médico especialista para eventuais dúvidas.

Semana que vem ainda falaremos sobre as linhas de tratamentos, inclusive, as presentes na CORB. Fique atento ao blog.

A CORB preocupa-se com a saúde de cada homem!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

FONTES:

https://portaldaurologia.org.br/publico/faq/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata#:~:text=A%20pr%C3%B3stata%20produz%20parte%20do,a%20partir%20dos%2065%20anos.