Novembro Azul: linhas de tratamentos para o câncer de próstata

O câncer de próstata, apesar de ser o segundo mais frequente em homens, possui 90% de cura, se descoberto em fase inicial. Isso porque há uma gama de possibilidades para o tratamento.

As principais opções de tratamentos para os homens incluem: conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e tratamento da doença para os ossos.

A CORB enquanto clínica de radioterapia possui alguns métodos aplicáveis, conheça eles:

Radioterapia conformacional 3D: utiliza a tecnologia computacional para permitir aos médicos precisão ao atingir um tumor alvo com feixes de radiação.

Radioterapia de intensidade modulada (IMRT): utiliza feixes de radiação de diferentes intensidades para entregar diferentes doses de radiação em pequenas áreas de tecido ao mesmo tempo, dessa forma, permite evitar efeitos secundários durante e após o tratamento.

Radioterapia por imagem ( IGRT): utiliza imagens de Tomografia e Raio X (acoplados ao aparelho), que auxiliam antes e durante a sessão, permitindo localizar o alvo com mais precisão antes de liberar a radiação.

Arcoterapia guiada por imagem (VMAT): através da alta tecnologia, o aparelho faz uma rotação de 360° (arco) em uma velocidade rápida, distribuindo, com eficácia, uma dose milimetricamente calculada de radiação.

Braquiterapia: atua de maneira localizada, dentro do corpo ou muito próxima ao local na célula cancerosa, com precisão e rapidez, preservando os tecidos e células saudáveis.

As informações sobre o tratamento fornecidas aqui não tem como objetivo ser um conselho médico para substituir a experiência e o julgamento da equipe de tratamento ao câncer. Destina-se ajudar os homens a tomarem decisões informadas, juntamente com o médico.

Para receber o tratamento adequado cada paciente deve procurar um médico especialista para decidirem juntos as opções mais adequadas. O médico pode apresentar outros motivos para sugerir um plano de tratamento diferente dessas opções gerais.

Não hesite em fazer perguntas sobre as opções de tratamento.

A CORB preocupa-se com a saúde de cada homem!

FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamentos/772/149/#:~:text=Dependendo%20do%20est%C3%A1gio%20da%20doen%C3%A7a,da%20doen%C3%A7a%20para%20os%20ossos.

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/novembro-azul-90-dos-casos-de-cancer-de-prostata-em-fase-inicial-tem-cura/12343/7/