Radioterapia para câncer de laringe e hipofaringe

O câncer de laringe e hipofaringe é uma espécie de tumor que atinge a região da garganta, quase sempre se desenvolvendo a partir das células escamosas da camada interna que revestem esses órgãos. Mesmo que este tipo de câncer corresponda a cerca de apenas 2% dos tumores malignos diagnosticados, representa 25% dos tumores que acometem a região do pescoço. A maioria dos casos, 60% dos pacientes diagnosticados, apresentam a forma localizada da doença, em uma parcela dos casos, as metástases estão presentes.

A maioria dos casos de câncer de laringe e hipofaringe são localizados apenas nesses órgãos, porém, aproximadamente um quarto de pacientes com a doença podem apresentar metástase nos linfonodos, em regiões próximas ao pescoço ou, ainda, em áreas mais distantes, como pulmões.

Sintomas e diagnóstico de câncer de laringe e hipofaringe

É sabido que fatores como fumar e consumir álcool em excesso aumenta em até 10 vezes a chance de desenvolver a doença. Outros pontos prejudiciais envolvem o mau uso da voz e a exposição a agrotóxicos e outras substâncias utilizadas na metalurgia, agricultura, mecânica veicular, construção civil e carpintaria, por exemplo.

Os sinais de câncer de laringe e hipofaringe, frequentemente, abrangem:

- Alteração da voz por mais de duas semanas;

- Rouquidão;

- Tosse persistente;

- Dor no ouvido ou ao engolir;

- Feridas na região da garganta;

- Nódulo na área do pescoço.

Diante desses sintomas, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado para uma investigação mais aprofundada, que deve incluir uma biópsia, capaz de definir em que estágio se encontra o tumor e quais são suas características, o que é determinante para a escolha do melhor tratamento para aquele paciente em questão.

Formas de tratamento radioterápico do câncer de laringe e hipofaringe

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a possibilidade de evitar sequelas físicas e psicossociais, já que o tratamento para câncer na região da cabeça e pescoço pode provocar efeitos nos dentes, na fala e na deglutição. De acordo com a localização, a área abrangida, o estágio e a condição física do paciente, ele pode ser tratado com cirurgia, radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia.

A radioterapia para câncer de laringe e hipofaringe pode ser utilizada como tratamento principal, sem necessidade de cirurgia, o que ajuda a preservar a voz. Também pode ser aplicada após a cirurgia, com o intuito de destruir as células cancerígenas remanescentes, diminuindo a chance de recidiva. Outra forma de usar a radioterapia é de maneira paliativa quando a doença já está avançada, tratando dores, sangramentos, dificuldade para engolir e outros desconfortos causados por possíveis metástases.

A radioterapia externa é a mais recomendada para esse tipo de doença, sendo feita em doses diárias de radiação, de acordo com a necessidade do paciente e o planejamento realizado pelo médico. O tratamento pode ser com radioterapia exclusiva ou concomitante com a quimioterapia, com doses diárias e indolor, fazendo o uso de máscaras de fixação para uma boa reprodutibilidade e facilitar o posicionamento para o tratamento no alvo correto. Hoje com as novas tecnologias o tratamento também pode ser mais rápido e com menos efeitos colaterais.

As técnicas mais comuns de serem utilizadas nos casos de câncer de laringe e hipofaringe são:

1. Radioterapia conformada 3D

Essa técnica utiliza tecnologia computacional para mapear largura, altura e profundidade de um tumor, através de imagens 3D obtidas por tomografia computadorizada. As imagens são usadas para delimitar a radiação no alvo, poupando tecidos sadios em seus arredores.

2. Radioterapia de intensidade modulada (IMRT)

Esta técnica é mais localizada e permite utilizar feixes de radiação de diferentes intensidades para entregar diferentes doses de radiação em pequenas áreas de tecido ao mesmo tempo, reduzindo o tempo total do tratamento e suas chances de sucesso. Esse tipo de tratamento promove menos efeitos colaterais e distribui a radiação de maneira mais homogênea.

A Corb Radioterapia possui soluções de primeiro mundo para tratar câncer de laringe e hipofaringe, aliando a experiência de nossos profissionais ao acolhimento dos pacientes em cada etapa do tratamento. Ao conhecer nossos equipamentos, toda a nossa estrutura e nossa equipe, você poderá comprovar que radioterapia não é tudo igual. Agende sua consulta em uma de nossas Unidades em Santa Catarina!

Leia também: Precisamos falar sobre o câncer de garganta.