Projeto global vai mapear fatores genéticos e ambientais para a ocorrência de câncer

O projeto intitulado Grand Challenge (Grande Desafio, em tradução livre) foi lançado pelo Cancer Research UK, do Reino Unido, no dia 10 de fevereiro deste ano, a nível global, e contará com o apoio de três instituições brasileiras: Hospital do Câncer de Barretos, Instituto Nacional de Câncer e A. C. Camargo Cancer Center.

O objetivo principal do projeto é mapear como fatores genéticos e ambientais podem influenciar na ocorrência do câncer de forma mais específica e segmentada, como por exemplo, porque determinados tipos de câncer são mais comuns em certas regiões e como hábitos de risco, como tabagismo e consumo de álcool, podem levar ao seu desenvolvimento.

Para realizar as pesquisas, serão analisados os perfis epidemiológicos e assinaturas genéticas de 5 mil pacientes em 5 continentes, que desenvolveram tumores de rim, pâncreas, esôfago e intestino.

Além destes citados, outros fatores serão analisados, a fim de identificar como acontecem as alterações na leitura do código genético do DNA das pessoas, influenciando o desenvolvimento do câncer.

Leia mais em:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2017/pesquisa-vai-mapear-influencia-genetica-e-ambiental-na-ocorrencia-de-cancer