Campanha Janeiro Branco: juntos pela conscientização sobre a Saúde Mental.

Campanha Janeiro Branco: juntos pela conscientização sobre a Saúde Mental.

Quando falamos em saúde mental, não estamos nos restringindo a portadores de transtornos, distúrbios ou condições que afetem a psique do ser humano. Estamos também falando da prevenção e da qualidade de vida.

O Janeiro Branco nasceu em Minas Gerais no ano de 2014 e hoje se expande para fora do País. É mais uma campanha que acontece ao longo do ano, assim como o Julho Verde, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de refletir a respeito da qualidade da sua saúde emocional.

Neste sentido, as propostas do Janeiro Branco são:

- convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos;

- colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade;

- sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos empenhados em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas relacionadas aos universos da Saúde Mental.

Como a campanha é aplicada na sociedade?

O Janeiro Branco é uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições.

Essa conscientização acontece por meio de debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental, a Saúde Emocional, a valorização da subjetividade humana, a criação de uma cultura da Saúde Mental entre os seres humanos (a nível individual, institucional, social e coletivo), a valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental, a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo.

A Campanha Janeiro Branco é uma Campanha gratuita, democrática, horizontal, espontânea, desburocratizada, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, laica, humanista, apartidária, multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos universos da Saúde Mental e Emocional dos seres humanos e suas instituições.

A CORB é apoiadora dessa Campanha e quer incentivar você a participar também, da forma que puder: seja profissional da área ou apenas um cidadão que deseja promover este tema e ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos a sua volta.

Para saber mais sobre como a Campanha acontece, como participar e exemplos de ações e materiais que podem ser utilizados, acesse http://janeirobranco.com.br/