A relação perigosa entre a bebida alcoólica e o câncer

A relação perigosa entre a bebida alcoólica e o câncer

O uso e o abuso de bebidas alcoólicas é muito comum o Brasil. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde de 2013, 24% da população consome bebida alcoólica ao menos 1 vez por semana e 24,3% admitiram dirigir depois de beber.

Além da alta taxa de acidentes de trânsito causada pelo abuso de álcool, a bebida também causa doenças como cirrose hepática, hepatite alcoólica, pancreatite, problemas cardiovasculares, polineuropatia alcoólica e, como se não bastasse, o câncer. 

Uma pesquisa realizada por cientistas do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge, publicada no jornal científico Nature, apontou que o excesso de bebida alcoólica no organismo é capaz de danificar as células-tronco do sangue de forma permanente.

Para chegar a esta conclusão os cientistas diluíram álcool e água, aplicaram em camundongos de laboratório e utilizaram um método de análise de cromossomos e sequenciamento de DNA para observar os danos genéticos causados nos animais quando o álcool é processado pelo organismo.

O composto acetaldeído, que também o responsável pelos efeitos da ressaca, é o grande vilão que danifica a cadeia de DNA, alterando sua sequência de forma irreversível. Por causa desses danos causados às células-tronco, diferentes tipos de câncer podem começar a se desenvolver.

Para prevenir os diversos tipos de câncer, o ideal é que elimine as bebidas alcoólicas da sua vida, assim como o tabaco e os excessos de sal, açúcares e gorduras saturadas e trans. Mantenha uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e pratique exercícios físicos para que o seu organismo consiga realizar os processos de renovação celular e manter seu corpo sempre forte e saudável.