Estudo mostra que brasileiros estão longe de consumir a quantidade adequada de vegetais

Este é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças.

Depois de longos anos sendo bombardeadas pelo estímulo ao consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e óleos refinados, finalmente as pessoas estão voltando a ter gosto por uma alimentação saudável, viva e natural. Mas ainda estamos longe de alcançar o nível adequado de consumo dos bons alimentos.

Os industrializados têm a fama de serem mais práticos e “descolados”, por isso fazem mais sucesso especialmente entre os jovens, que ainda não desenvolveram a consciência sobre o que o corpo precisa para se manter saudável e acham mais legal serem vistos com uma latinha de refrigerante e comendo fast food.

Infelizmente, muitos pais também acabam se rendendo ao alimentos de pote ou pacote porque o dia a dia é corrido e “não dá tempo” de fazer uma papinha caseira para o bebê ou de ir à feira escolher os vegetais um a um.

Considerando estas desculpas comuns, foi realizado um importante levantamento que revisou pesquisas feitas de 2005 a 2015 no Brasil, por meio do qual constatou-se que 90% da população praticamente não consome vegetais.

A quantidade de frutas, legumes e verduras recomendados pelo Ministério da Saúde é de 400 gramas ao dia, o que não é muito, mas ainda assim os brasileiros preferem os produtos “prontos”.

Como não se pode generalizar, mesmo com este altíssimo índice de recusa aos alimentos saudáveis, a pesquisa também mostrou que em alguns estados, como Minas Gerais e Santa Catarina, cerca de 40% da população idosa consome a quantidade recomendada de vegetais, bem como as pessoas com melhor condição financeira.

Como mencionado no início, essa nova onda do estilo de vida fitness está ajudando a promover hábitos saudáveis, como a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. Mas é importante que as pessoas não adiram a estas práticas apenas porque desejam um corpo mais bonito, mas sim, porque a saúde vem em primeiro lugar.

Se você estiver disposto a começar uma mudança de hábitos agora mesmo, estará fazendo um bem imensurável para que o seu corpo continue trabalhando com saúde por longos anos. Veja estas dicas simples:

- Beba ao menos 1,5 litro de água ao longo do dia;

- Substitua bebidas industrializadas por chá natural, água de coco e suco natural;

- Deixe as guloseimas para o final de semana, e mesmo assim, prefira fazer os doces caseiros, com ingredientes naturais;

- Inclua mais frutas, legumes, verduras, oleaginosas, carnes magras, ovos, laticínios e alimentos fermentados na sua rotina alimentar, de preferência, orgânicos;

- Reduza o máximo que puder os molhos, massas, doces e menus prontos ou semiprontos, bem como as frituras e bebidas alcoólicas;

- Pratique uma atividade física todos os dias ou pelo menos 3 vezes por semana.

Com estas pequenas mudanças de hábitos, logo você começará a sentir mais disposição, bem-estar e o seu sistema imunológico estará mais forte. O corpo não precisa de restrições nem de excessos, mas sim, de equilíbrio para se manter saudável.