Conheça duas formas poderosas de prevenir o câncer

O câncer é uma doença que assusta as pessoas devido aos diversos fatores de risco que engloba e até por surgir repentinamente, mesmo quando pensava-se estar tomando os devidos cuidados. Mas será que todos estão realmente atentos a estes cuidados?

Para o ano de 2018 O INCA – Instituto Nacional do Câncer anunciou a estimativa de 600 mil novos casos da doença na população brasileira, especialmente de câncer de pele não-melanoma, câncer de próstata, de mama, de cólon e reto, pulmão, estômago, útero, cavidade oral sistema nervoso central, sangue e esôfago.

Como existe uma série de motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver um câncer, que é a proliferação desordenada de células que invadem tecidos e órgãos, as duas formas mais poderosas de prevenir é tendo hábitos de vida saudáveis e fazendo exames preventivos.

Prevenção primária

A prevenção primária do câncer é a melhora dos hábitos de vida, que consiste em:

- Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, leguminosas, grãos, sementes, raízes, laticínios e carnes, de preferência todos orgânicos;

- Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia;

- Praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, mas o ideal é diariamente;

- Não fumar;

- Não exagerar na bebida alcoólica;

- Ter boas noites de sono.

A união destes hábitos é fundamental para que o corpo trabalhe em equilíbrio, com o peso adequado e a hidratação que as células necessitam para se manterem em constante renovação.

Prevenção secundária

A prevenção secundária trata-se dos exames preventivos, especialmente se tiver caso de um familiar próximo com a doença. Estes exames são feitos para os tipos de câncer de mama, de colo do útero e de próstata, uma vez ao ano.

Para pessoas que fumam é recomendado que seja feita uma tomografia de tórax ao ano, a partir dos 55 anos, ou antes disso caso tenha um familiar com algum tipo de câncer.

Os demais tipos de câncer podem ser prevenidos ou detectados precocemente quando há visitas frequentes ao médico, pois são os sintomas iniciais que vão permitir fazer o diagnóstico precoce e aumentar as chances de um tratamento para cura com sucesso.

Se está tudo bem com o corpo, visitar o médico uma vez ao ano é o suficiente, mas quando necessita fazer uma consulta porque está com sintomas de alguma enfermidade, esta deverá receber atenção especial se permanecer no organismo por mais de 3 semanas.

Neste caso, médico e paciente devem ficar de vigília. Não necessariamente significa que existe um tumor se manifestando, mas o cuidado é a função da prevenção, especialmente para quem possui parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer, mesmo que tenha sido há anos e tenha se curado.