6 maneiras de prevenir a pressão alta

A pressão alta atinge 1 em cada 4 brasileiros. São tantas pessoas com esse problema que começa a parecer normal, mas não é. A pressão alta coloca a saúde em risco, pois é desencadeadora de ataque cardíaco e derrame.

Com hábitos saudáveis é possível prevenir e manter o organismo em equilíbrio. Pensando em orientar você sobre essa questão, selecionamos 7 maneiras de evitar a hipertensão. De preferência, que sejam praticadas todas juntas.

1 – Mantenha-se longe do estresse

Parece mais fácil falar do que fazer, pois as situações que tiram a paciência estão por toda parte. O problema é que viver no limite faz a pressão subir. Então, quando não puder eliminar as situações estressantes da sua vida, inclua outras desestressantes.

Pratique um hobby e um esporte, delimite seu horário de trabalho, durma bem, organize sua vida para que não se sinta sobrecarregado e para que possa relaxar e se reequilibrar.

2 – Cuidado com a bebida

Em uma pequena dose, quando o corpo está saudável, a bebida alcoólica pode até ajudar a relaxar depois de um longo dia. Mas quando a dose aumenta, a pressão aumenta junto. Como consequência, todos os sistemas do corpo são prejudicados de alguma forma pelos componentes da bebida alcoólica.

3 – Não fume

Essa recomendação tem tanto impacto quanto o cuidado com o álcool. O cigarro mantém a pressão alta porque acelera o coração. Aumenta as chances de infarto, danifica o funcionamento das células e por isso também é um grande risco para o desenvolvimento do câncer.

4 – Reduza as calorias

Comer os alimentos que fornecem os nutrientes que o corpo precisa, na quantidade adequada é essencial para manter a pressão regulada e todo o corpo mais saudável. Nós realmente somos o que comemos, pois uma alimentação balanceada sempre vem acompanhada de outros hábitos saudáveis.

5 – Mantenha-se dentro do peso ideal

Para que o sangue circule corretamente, levando os nutrientes e o oxigênio para cada órgão, e para que o esqueleto e os músculos possam exercer suas funções livremente, o peso deve estar equilibrado. Uma dieta prescrita por nutricionista e a prática de atividade física são os melhores aliados da saúde.

6 – Reduza o consumo de sal

Embora seja o último da lista, o sal é um dos maiores vilões da pressão alta e a maioria de nós consome o dobro do recomendado por dia.

O hábito de sentir o sabor do sal vira necessidade, mesmo sabendo que a maioria dos alimentos comprados no mercado já vêm com sal na composição. Não tem jeito: para ter uma pressão equilibrada é preciso reduzir.

Iniciar uma reeducação alimentar também é aproveitar a oportunidade para experimentar novos temperos naturais e acostumar o paladar com menos sal.

Pratique estas mudanças de hábitos e seja recompensado com muito mais qualidade de vida.