O que fazer após o tratamento de Radioterapia?

Os tratamentos contra o câncer têm evoluído para tornarem-se cada vez mais eficazes. Um dos temas de grande destaque no momento é o acompanhamento pós-cura. Apesar de cada caso ser diferente e analisado de acordo com o tipo e extensão da doença, os remédios e a terapia usados, além da idade e das condições clínicas de cada pessoa, é inquestionável que, após o término do tratamento radioterápico, os pacientes exigem um acompanhamento cauteloso, já que o corpo fica bastante debilitado. 

Algumas medidas podem otimizar a recuperação do paciente. Consultas regulares e exames periódicos determinados pela equipe médica são essenciais, mas alguns hábitos do dia a dia também podem ajudar.

É preciso que o paciente faça mudanças no seu estilo de vida e busque uma rotina mais saudável, alimentando-se corretamente, cuidando do emocional, mantendo-se fisicamente saudável e praticando exercícios físicos. Enfim, esse é um momento de reavaliar a vida e fazer mudanças para que a sua saúde esteja protegida e se fortaleça dia após dia! Além de aumentar a sensação de bem-estar, cuidando-se bem, o paciente reduz o risco de contrair outras doenças e outros tipos de câncer.

Normalmente, as visitas ao oncologista acontecem entre 1 e 3 meses, e os exames posteriores poderão ser programados em intervalos de seis meses, podendo variar dependendo do estado geral de saúde de cada paciente.