Os benefícios da Braquiterapia

A braquiterapia consiste em um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso, são utilizadas fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas e meio de guias denominadas cateteres ou sondas.

                Altamente eficaz para o tratamento de certos tipos de câncer, existem diversos benefícios potenciais que devem ser considerados se o seu médico recomendou a braquiterapia como uma opção de tratamento. Abaixo, citamos alguns dos benefícios:

  • Menos efeitos colaterais: a colocação da fonte de radiação próxima ou dentro do tumor permite uma dose reduzida no tecido saudável adjacente, o que potencialmente pode levar a menos complicações.

 

  • Menos sessões e tratamento reduzido: para o tratamento de alguns tipos de câncer, a braquiterapia pode requerer menos sessões de tratamento do que a radioterapia externa, geralmente entre 1 e 5 dias.

 

  • Mais conforto para o paciente: a braquiterapia pode ser realizada em regime ambulatorial, ou seja, o paciente pode ir para casa após o tratamento.

 

  • Recuperação mais rápida: embora o tempo de recuperação dependa do local que foi tratado, geralmente é rápido. Os pacientes são capazes de continuar com suas atividades diárias após o tratamento. No entanto, a fadiga pode durar vários dias, dependendo do tipo de técnica de braquiterapia administrada.