A importância da doação de medula óssea no tratamento contra o câncer.

Seja a segunda chance de alguém: entenda a importância da doação de medula.

                Atualmente, o câncer representa a segunda doença que mais mata no Brasil, ficando atrás das doenças cardiovasculares.

                Para ajudar, muitas campanhas incentivando a doação de medulas ósseas, encabeçadas por amigos e familiares de pessoas que enfrentam essa luta diariamente, têm sido disseminadas nas redes sociais.

                O transplante de medula óssea nada mais é do que a substituição de células doentes de medula óssea por células saudáveis. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos nossos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula, são produzidos componentes do sangue, por isso, ela é considerada a fábrica do sangue.

                O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doadores compatíveis, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

                Infelizmente o medo e a falta de informação ainda precisam ser superados e a doação de medula óssea é um grande tabu! Muitas pessoas confundem medula óssea com medula espinhal e ficam com medo de doar.

                Fique tranquilo, procure se manter informado sobre este e demais tipos de transplante e seja a segunda chance de alguém!