Por que comer frutas, legumes e verduras?

Como já é sabido, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas nossas refeições. Ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, esses alimentos auxiliam no organismo de diversas formas. Além de deixar as refeições mais saudáveis, as frutas, verduras e legumes deixam os pratos mais atraentes e coloridos.

A variedade é tanta, que certamente você encontrará uma que agrade ao seu paladar!

A Organização Mundial de Saúde indica que a alimentação deve conter cerca de 400 gramas desses alimentos diariamente, em cinco ou mais dias da semana. Além disso, estudos apontam que pessoas que seguem a recomendação têm até 25% menos de chance de morrer por qualquer doença, se compararmos às pessoas que não ingerem nenhum desses alimentos.

Ricos em vitaminas, minerais e fibras, esses alimentos geralmente possuem baixo teor calórico e apresentam diversos benefícios, como por exemplo: prevenir doenças como obesidade e diabetes, diminuir o estresse, proporcionar mais disposição, proteger o organismo e até mesmo aumentar a felicidade.

Um estudo publicado em 2016, pelo periódico científico American Journal of Public Health, aponta que consumir até 08 porções de frutas e verduras diariamente, pode auxiliar no bem-estar e na felicidade.

Se você tem alguma resistência a esses alimentos, deixe frutas à vista, carregue sempre alimentos saudáveis na bolsa para matar aquela fome repentina durante o dia, troque bebidas industrializadas por sucos naturais e faça trocas saudáveis em suas refeições. Ninguém precisa deixar de consumir os alimentos que gosta para ter uma alimentação equilibrada. Aliás, o ideal é conciliar a ingestão variada de nutrientes com refeições saborosas e prazerosas.

Simples trocas podem melhorar o valor nutricional da refeição e, muitas vezes, até conferem mais sabor ao prato. Por exemplo, é possível substituir o molho de tomate industrializado por um molho caseiro, feito com tomates mesmo.

 A dica é ser criativo e explorar todos os sabores (e benefícios) que esses alimentos têm para nos proporcionar!