Dia da infância: a importância das brincadeiras para as crianças

Além de serem um momento de diversão, as brincadeiras possibilitam o desenvolvimento de aspectos físicos, motores e cognitivos, indispensáveis para a saúde e bem-estar das crianças. 

Brincar alivia o estresse, fortalece o sistema imunológico, deixa a vida mais leve, estimula a criatividade e a coordenação motora! Diversos estudos têm mostrado que correr, pular, sentar no chão, desenhar e montar castelinhos, por exemplo, são atividades que contribuem não só para fortalecer os vínculos familiares, mas também para garantir um desenvolvimento saudável.O fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo, é motivado também pelo brincar. Quando os seus filhos colocam as mãos no chão, na boca, estão tendo contato com micro-organismos. Assim, o corpo da criança cria anticorpos e aumenta as defesas contra futuras infecções.


Para incentivar os filhos a estarem mais em contato com a natureza, os pais podem convidá-los para jogos e atividades que inevitavelmente têm de ser feitos ao ar livre. Em um dia de sol, chame seu filho para explorar o jardim ou um parque. Pegue uma lupa e examine de perto formigas, plantas, flores, outros insetos, e converse com ele sobre a natureza.


Já em dias com mais nuvens no céu, vá até um parque e estimule seu filho a deitar-se de costas, na grama, e comece a formar imagens com as nuvens que passam. Ele logo entrará na brincadeira, e vocês podem tentar desenhar o que viram quando voltarem para casa.

Se você tiver a oportunidade de ir à praia, aproveite para pegar conchas, pedras e um pouco de areia. Depois, os coloque em uma jarra cheia de água para mantê-los brilhantes. Quando as crianças brincam livremente, geralmente elas correm, pulam, se abaixam, se levantam, abrem os braços. Essas atividades que estimulam a movimentação acostumam os pequenos aos exercícios físicos, evitando uma futura vida sedentária e previnem problemas como obesidade e doenças cardiovasculares.