Você sabe o que é menopausa? Entenda as fases da menopausa.

Toda mulher, em algum momento da vida, entra na menopausa. A menopausa nada mais é do que a finalização definitiva da fase reprodutiva da mulher. A menopausa é verdadeiramente confirmada apenas após de 12 meses sem que haja sangramentos. Ou seja, clinicamente, a menopausa é a última menstruação.

Conhecer as fases de transição é uma forma de acompanhar esse processo. Entenda um pouco mais sobre essas fases abaixo:

Perimenopausa: também chamada de pré menopausa, é a primeira das três fases da menopausa. Ela começa geralmente a partir dos 40 anos, no entanto, existem mulheres que entram nessa fase aos 35. A perimenopausa é uma época de alterações hormonais bastante sutis, que começam a ficar mais evidentes quando nos aproximamos da menopausa. Se você tiver qualquer problema de saúde como tensão pré-menstrual – TPM, menstruação irregular ou enxaqueca, é possível que esses quadros sejam agravados pela instabilidade dos hormônios. A principal característica é a irregularidade nos ciclos menstruais. Pode ou não ocorrerem os primeiros suores e calores noturnos.

Menopausa: nesta fase, a mulher está há um ano ininterrupto sem menstruação. Os calores e suores são mais intensos. Outros sintomas podem surgir, como: insônia, mudanças no humor, irritação, pele ressecada, falta de libido, etc.

Pós-menopausa: nesta fase, os sintomas da menopausa tendem a desaparecer gradualmente; contudo é necessário lidar com as alterações físicas resultantes das mudanças hormonais e do envelhecimento.