VITAMINA E – Principais funções da vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina.

A vitamina E é importante para o organismo por ser um poderoso antioxidante, mais forte que a vitamina C, tendo funções como prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

A vitamina E é rico em tocoferol, um potente antioxidante que serve principalmente para proteger as células do organismo contra doenças e alterações no DNA que podem levar a problemas como envelhecimento precoce e câncer. Além disso, ela ajuda regular os níveis de colesterol no sangue, prevenindo complicações como aterosclerose e infarto.

Em relação à beleza e longevidade, a vitamina E é importante para manter a saúde da pele, aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas, e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e melhora a produção hormonal, favorecendo a fertilidade.

Em uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, ovos, carne e oleaginosas como castanhas e amendoim, é possível obter naturalmente a quantidade necessária de vitamina E recomendada por dia, sendo importante lembrar que a suplementação desta vitamina deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista.