União de terapias contra o câncer de próstata aumenta a sobrevida dos pacientes:

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por tumores malignos em homens de todo o mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. No entanto há esperanças no horizonte, cientistas internacionais descobriram que o uso de medicamentos antitumorais já prescritos por médicos, quando combinado com a terapia hormonal, pode aumentar a sobrevida dos pacientes. As descobertas foram apresentadas no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia (Asco), realizado recentemente, em Chicago,  nos Estados Unidos. 

O estudo contou com a participação de 230 instituições em todo o mundo e a inscrição de mais de mil pacientes voluntários. Todos os participantes tinham câncer de próstata e, em média, 68 anos de idade. Parte deles recebeu a terapia hormonal em parceria com o medicamento apalutamida. A outra parcela, um placebo combinado com a terapia hormonal. Após 24 meses de tratamento, a intervenção combinada com a droga gerou redução de 33% no risco de morte e queda de 58% na chance de progressão da doença.

Os autores do estudo acreditam que os dados obtidos poderão mudar a forma como a maioria dos homens enxergam o tratamento contra a doença. “Esse estudo ressalta por que os ensaios clínicos são tão vitais para melhorar o tratamento do câncer. O processo de ensaios clínicos nos permite identificar tratamentos mais eficazes, avaliá-los em um ambiente controlado e trazer resultados para nossos pacientes com câncer. Com base nos dados desse estudo, estamos esperançosos de que a apalutamida obtenha a aprovação para ser utilizada no câncer de próstata avançado pela agência reguladora dos Estados Unidos nos próximos meses”, Explicou o doutor Kim Chi, em entrevista ao Jornal Correio Braziliense.

Fonte: Jornal Correio Braziliense