Você sabe como funciona uma sessão de musicoterapia?

A música nunca esteve tão presente na vida das pessoas. Seja no ônibus, no carro, ao caminhar e até mesmo no trabalho. Restaurantes e elevadores também usam música ao fundo para deixar o clima mais leve e agradável. Por mais que essa arte seja tão explorada no dia a dia, pouco se sabe sobre como ela influencia o corpo e a vida das diversas pessoas.  

A partir daí, nasceu a musicoterapia, que é uma técnica terapêutica que ajuda as pessoas com dificuldade de comunicação, ansiedade, depressão e, até, problemas de memória.  Mas você imagina como acontece uma sessão de musicoterapia? 
Existem abordagens diferentes de tratamento. A sessão pode ser realizada apenas com o paciente ouvindo a música que o musicoteraputa toca, ou, participando e fazendo a música com o terapeuta. 

A musicoterapia também pode ser realizada em grupos, onde todos participam tocando um instrumento e executando uma música em grupo. As sessões ajudam o paciente a socializar, interagir e expressar suas próprias emoções.  

Engana-se quem pensa que essa é uma técnica nova. Por muito tempo, houve questionamento sobre os métodos abordados, e apenas no século XX que pesquisas mais avançadas sobre o assunto foram desenvolvidas. A questão é que a música age de formas diferentes no cérebro, e despertam reações diferentes em cada pessoa. E para você, como se sente ao ouvir uma música?


Fonte: Minuto Saudável