Transtorno de ansiedade: saiba o que é, os sintomas e tratamentos

Vamos supor que amanhã você terá uma entrevista de emprego. É natural ficar ansioso e na expectativa de que tudo dê certo, né? Porém, para algumas pessoas, esse momento de ansiedade acaba ultrapassando os limites, e com isso, acaba ganhando proporções maiores, afetando a rotina e se transformando em um transtorno.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas acometidas pelo transtorno. Alguns estudos indicam que esse distúrbio de ansiedade está relacionado a qualidade de vida, fatores genéticos e estresse. Entre os sintomas da doença, estão: dificuldade para dormir, preocupação excessiva, dores musculares e indigestão. Mas, claro, tudo vai depender de cada pessoa.  

O tratamento é feito com acompanhamento de um psicólogo. Ele que irá identificar o transtorno, quais as melhores terapias e o possível desencadeador da doença. Em alguns casos, há acompanhamento com psiquiatra e uso de remédios para combater os sintomas do transtorno de ansiedade.  

Caso você perceba que possui alguns destes sintomas, busque orientação médica.