Outubro Rosa: saiba como fazer o autoexame

O laço cor-de-rosa que faz parte do Outubro Rosa e representa a luta contra o câncer de mama. O mês é voltado para conscientizar as pessoas sobre essa doença, alertando sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. Você sabia que no mundo, uma a cada quatro mulheres são diagnosticadas com câncer de mama?

Em 2018, foram 2,1 milhões de novos casos de câncer de mama no planeta. Por isso, é muito importante realizar o diagnóstico precoce, com ele há a possibilidade de aumentar em 95% as chances de cura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mulheres com idade de 40 a 69 anos devem fazer a mamografia uma vez a cada dois anos, e, mesmo que a mulher tenha uma idade inferior deve se atentar a alterações na mama.

Outra forma de detectar o câncer de mama é fazendo o autoexame, ele deve ser feito uma vez por mês, entre três e dez dias após a menstruação surgir. O ideal é fazer o autoexame em três posições diferentes: em pé, deitada e na frente do espelho. Veja como funciona: 

Em pé
Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Usando a ponta dos dedos e não as pontas, sinta a mama fazendo movimentos circulares, de cima para baixo. Depois faça o mesmo procedimento com a outra mama.

Deitada
Deitada, coloque o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Repita o procedimento com a mama direita.

Na frente do espelho
Em frente ao espelho, sem roupas, observe os seios com os braços para baixo, levantados, dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando para verificar se existe alguma alteração na região da mama. Avalie o tamanho, a forma a cor, saliências, rugosidades e inchaços. 

Caso sinta alguma alteração em uma das mamas, busque a orientação de um médico.