Como funciona o cronograma de uma clínica de radioterapia?

O médico indicou radioterapia, e agora, o que tenho que fazer?

Na Corb, todo o procedimento até chegar ao tratamento final, percorre três etapas.

Veja como funciona:

1º Passo: o paciente chega ao consultório pela primeira vez, o médico radioncologista irá olhar os exames e analisar a doença. A partir daí, ele indicará qual o melhor tratamento e quantas sessões serão necessárias. Neste momento, o médico do convênio (se for o caso) precisará liberar o tratamento, o que poderá levar de cinco a dez dias. Isso acontece, pois o processo com o auditor demanda tempo, já que ele precisa conferir se os dados estão certos e se não existem fraudes. Assim que o tratamento é liberado, o paciente é chamado para o próximo passo, uma simulação de tratamento.

2º Passo: na simulação ou planejamento, o paciente é colocado na máquina e são analisados todos os acessórios que ele precisará para tratar a doença. Cada tipo de tratamento tem uma posição diferente, por isso, é necessária a mobilização completa do paciente. Isso, porque a radioterapia é um método de extrema precisão, e é necessário que o paciente não se mova de forma alguma. Nesta etapa, ainda é feita uma tomografia do paciente usando os acessórios, reproduzindo as sessões que ele vai fazer sempre da mesma forma. Se esse procedimento não é feito, a radiação pode não acertar o tumor, não tratando e ainda poderá prejudicar uma estrutura que não estava doente.

3º Passo: quando a tomografia chega até a clínica, o médico faz o desenho exato do lugar que receberá a radiação e dos órgãos ao redor, que precisam ser protegidos. Depois, o físico realiza o cálculo para saber quanto de radiação será necessária para tratar o tumor, sempre protegendo os órgãos em volta da área a ser tratada. Esse processo leva cerca de dois dias.

Estando todas as etapas aprovadas pelo médico, o paciente já poderá começar o tratamento.