Dezembro Vermelho: entenda o que é

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído dia 1º de dezembro em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, o Ministério da Saúde escolheu esse mês para celebrar a Campanha Dezembro Vermelho, com objetivo de incentivar a prevenção, informar a sociedade e combater o preconceito. O laço vermelho que faz parte da campanha foi criado em 1991, pelo Visual Aids, que é um grupo de profissionais artes de New York, com o propósito de homenagear amigos e colegas com a doença. 

A Aids é causada pelo vírus HIV, responsável por atacar as células que são encarregadas pela defesa do organismo, tornando a pessoa mais vulnerável a doença. O portador da doença pode carregar o vírus HIV e não saber, pois os sintomas demoram a aparecer. A transmissão acontece por meio de relações sexuais sem preservativo, transfusão de sangue com a presença do vírus HIV e usar instrumentos que podem estar contaminados e que não foram esterilizados como, piercing, manicure e produtos hospitalares. Além disso, mães que são portadoras do vírus podem transmitir ao filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Para prevenir a doença, é indicado usar preservativo, utilizar seringas e agulhas descartáveis, entre outros materiais de uso pessoal. A aids não tem cura, mas possui tratamento, que é feito com medicamentos antirretrovirais, fortalecendo o sistema imunológico e retardando o desenvolvimento do vírus. Seguindo o tratamento corretamente, é possível manter uma vida normal.

Fonte: INCA