Entenda o que é a radioterapia

A radioterapia é uma forma de tratamento que usa raios ionizantes com o objetivo de destruir o tumor ou impedir que as células cancerígenas se desenvolvam. Na radioterapia existem dois tipos de radiações, o tratamento por fótons e por elétrons. O tratamento por fótons é usado para tratar o meio do corpo, quando tem profundidade, pois ele se concentra em volta do tumor. A irradiação por elétrons identifica uma superfície e se concentra naquela região, podendo ter seu alcance de profundidade controlado. Geralmente é utilizado para tratamentos de câncer de pele.

Dentre os benefícios que o tratamento por radioterapia proporciona, estão a diminuição do tumor, redução de hemorragias, alívio de pressão, dores e, dependendo do caso, a doença pode desaparecer completamente. A radiação é imperceptível aos olhos e o procedimento é indolor, garantindo conforto e tranquilidade ao paciente. 

Os efeitos colaterais da radioterapia estão relacionados com a área do corpo que está sendo tratada, e podem durar por dias ou algumas semanas após o fim do tratamento. Cada pessoa é afetada de forma diferente, por isso é difícil dizer como cada um reagirá ao tratamento. Na Corb, a equipe médica conversa com o paciente para analisar os efeitos dos procedimentos, visando o maior cuidado. 

Fonte: INCA