Como realizar o descarte correto de medicamentos

Ao final de um tratamento médico pode sobrar alguns medicamentos, ou até mesmo, eles podem vencer sem ser utilizados, surge então a dúvida: onde descartar os medicamentos vencidos ou não utilizados?

Muitas pessoas não sabem, mas realizar o descarte incorreto dos medicamentos, no lixo comum ou no ralo de pias, pode prejudicar o meio ambiente, como o solo, água e organismos vivos. Por esse motivo o descarte deve ser realizado no local adequado. As embalagens secundárias, como caixas e bulas podem ser levadas para o lixo reciclável.

Como evitar o acúmulo de remédios?

Manter muitos remédios em casa não é aconselhável, por isso separamos algumas dicas de como evitar essa situação.

  • Realizar o tratamento com medicamentos até o fim;
  • Comprar apenas a quantidade de medicamento necessária;
  • Realizar uma lista de medicamentos que não precisam de receita antes de comprar novos.

Evitando o acúmulo você também evita a possibilidade de deixar vencer sem utilizar. Nos casos de medicamentos que não são vendidos fracionados, converse com o seu médico para alterar o medicamento ou a marca.

Quando realizar o descarte de medicamentos?

Após a realização do tratamento médico ou vencimento do produto deve ser realizado o descarte, mas não em qualquer lugar.

Algumas farmácias e ambulatórios médicos recebem os medicamentos que não são mais úteis para realizar o procedimento correto de descarte. Procure na sua cidade esses estabelecimentos e certifique que é possível realizar o descarte correto.

Onde não descartar medicamentos?

Os medicamentos não podem ser descartados em:

  • Aterros sanitários;
  • lixo comum;
  • lixo reciclável; 
  • lixo orgânico;
  • sistema de saneamento como pias e descargas.

Caso for levado para algum destes locais poderá prejudicar o meio ambiente e até quem realiza a coleta e lixo comum e reciclável, principalmente seringas, agulhas e objetos cortantes.

Fique atendo e as farmácias, ambulatórios, drogarias e demais estabelecimentos que aceitam receber esses produtos. Faça sua parte para cuidar do meio ambiente.