Dia Mundial da Água: adote um consumo consciente

Neste mês de março, comemoramos o Dia Mundial da Água que acontece dia (22). A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o intuito de promover a conscientização do uso correto da água. Até porque, a água é fundamental para a sobrevivência humana. Em todo o planeta há 70% de água, mas apenas 1% é considerada potável. Essa pequena parte hídrica livre para o consumo está distribuída de forma desigual em todo a terra, além de estar em constante ameaça de contaminação.  Por isso, evite desperdícios, reduza o consumo sempre que possível e reaproveite. 

Acompanhe mais dicas:

  • Ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça deixe a torneira fechada, dessa forma você economiza 13,5 litros de água em apenas dois minutos. 
  • Ao lavar a louça, deixe os materiais de molho em uma bacia, para amolecer a sujeira, outra opção é organizar na hora de lavar. 
  • Tome banhos curtos, 5 minutos são suficientes para lavar o corpo, assim você economiza até 30 mil litros de água em um ano. 
  • Use dispositivos que ajudem a economizar água, como o restritor de vazão, redutor de torneiras, válvulas automáticas para mictórios, entre outros!
  • Use vassouras para limpar o quintal e opte regar as plantas em horário em que o sol está menos intenso, faça isso antes das 10h e depois das 19h.
  • Use balde e pano para limpar o veículo, evitando mangueiras. 

Então, o que você faz dentro da sua casa para ter um consumo sustentável?