Pandemia: saiba o que mudou após o coronavírus

Muitas empresas tiveram que se adaptar ao novo cenário em que estamos vivendo. Algumas adotaram o formato de trabalho em home office, outras tiveram que reforçar as medidas de segurança e higiene para evitar a propagação da Covid-19 entre colaboradores e clientes. Na Corb Radioterapia não foi diferente. Confira o que mudou por aqui!

O uso de EPIs foi adotado por todos, máscaras, viseiras, óculos, luvas e aventais, além de pijamas descartáveis. Os hábitos de higiene se tornaram obrigatórios e ainda mais frequentes. Pelas dependências da Corb foram espalhadas álcool em gel para uso de colaboradores, pacientes e visitantes. Também tivemos que restringir a circulação de pessoas na clínica para evitar aglomerações.

Além disso, durante a pandemia houve uma adequação dos tratamentos de radioterapia de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Radioterapia, com a implementação de tratamentos com o menor número de sessões possíveis, sem acarretar perda de eficácia da dose do tratamento. Isso é possível, pois possuímos tecnologia que nos permite realizar tratamentos mais curtos e com altas doses de radioterapia, que possibilita reduzir o número de visitas do paciente ao local de tratamento e diminuir sua exposição aos riscos da COVID-19.

Entenda como funciona o tratamento

A Radioterapia é uma importante especialidade médica focada na vitória das pacientes contra o câncer de mama. O fracionamento convencional é realizado em esquemas de 25 a 30 sessões, que duram cerca de seis semanas. Há alguns anos, estudos vêm demonstrando que com o uso de tecnologia é possível fazer um tratamento seguro e eficaz com hipofracionamento da radioterapia na mama, diminuindo o número para 15 a 20 sessões, de acordo com as diretrizes do Consenso Brasileiro de Hipofracionamento no Câncer de Mama da Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Um exemplo de estudos é o FAST-Forward, que foi publicado no início da pandemia. A pesquisa mostrou bons resultados com radioterapia em toda a mama em cinco sessões, além de não ter apresentado efeitos colaterais. No final do material, você poderá acessar o conteúdo completo sobre o assunto.

Na Corb, estamos realizando em casos selecionados, a redução do número de sessões para cinco. Dessa forma, diminuiu o número de visitas do paciente na clínica e torna mais cômodo para quem faz grandes deslocamentos para tratar, além de manter a eficácia sem implicar na toxicidade do tratamento.

Avaliamos os casos individualmente, selecionamos a melhor e mais segura estratégia para cada paciente! Estamos à disposição para esclarecimentos, indicações e possibilidades de tratamentos.

Mais informações:

https://bit.ly/science-; https://bit.ly/sbradioterapia; https://bit.ly/sbradioterapianoticia; https://bit.ly/clinicaloncology; Zaorsk et al. Adv Rad Oncol. 2020. In press