Oncologia: entenda como buscar informações verdadeiras durante a pandemia
Qual é o seu maior medo durante a pandemia? Ao longo dos dias pessoas do mundo todo tiveram que mudar seus hábitos e rotina para enfrentar um vilão que não é visível aos olhos comuns: o coronavírus. De acordo com o monitoramento do Google Notícias, em esfera global, já existem mais de 6 milhões de casos confirmados. Por isso, o período é de cautela e de atenção.
Com o medo e muitas informações sobre o assunto chegando a todo momento é muito importante saber filtrar as notícias que tem procedência duvidosa das verdadeiras. Vejam algumas dicas!
- Busquem informações em sites oficiais do governo;
- Não leia apenas o título;
- Desconfie de textos que são muito alarmistas;
- Veja se tem informações vagas sem citar as fontes;
- Observe a data de publicação;
- Consulte as fontes;
- Se tem dúvidas, não compartilhe.
Você ainda pode confirmar as informações em sites que checam as notícias compartilhadas, como: Comprova, Aos Fatos, Agência Pública, Lupa, Boatos e Fato ou Fake.
Redução em hospitais
Ainda, devido a situação dos últimos meses, houve uma redução do número de pessoas em tratamento oncológico. Por isso, é muito importante reforçar que o tratamento não deve parar. As clínicas de radioterapia estão se adaptando às mudanças para poder receber todos os pacientes, garantindo todo o cuidado e segurança. Não fique com medo, busque informações verídicas e peça orientações ao seu médico.