CONHEÇA A FUNÇÃO DO DOSIMETRISTA NA RADIOTERAPIA

Com certeza em algum momento da sua vida você já ouviu falar sobre o profissional dosimetrista, né? Por essa razão, hoje resolvemos explicar sobre as funções desse profissional, como a formação e as responsabilidades exercidas dentro da radioterapia!

O dosimetrista é um profissional novo no mercado, mas de grande importância na radioterapia. Para se tornar um dosimetrista, o profissional precisa ter grande conhecimento em Física Médica e Medicina. E por formação, Tecnólogo em Radioterapia ou Biomédico. Ou seja, é uma área em que o profissional precisa entender muito bem de física, matemática, cálculo, anatomia, dentre outras atribuições.  

Quais são as responsabilidades do dosimetrista?  

Na Corb Radioterapia o dosimetrista está presente em várias etapas do processo de tratamento do paciente. É responsável pelo momento de simulação, contorno de estruturas sadias importantes no tratamento, planejamento clínico com a supervisão do físico médico e desenvolvimento de relatórios com dados pertinentes aos tratamentos. Além disso, participa das reuniões clínicas, desenvolvendo protocolos institucionais trazendo para o dia a dia uma rotina de segurança e qualidade.

Além disso, os profissionais contam com a Associação Brasileira de Dosimetristas (ABD) que tem como principal objetivo unir dosimetristas de todo o Brasil, além de difundir notícias pertinentes para a categoria. 

Então, gostou de conhecer mais sobre essa profissão tão importante na área de radioterapia?